Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

OS EX-PRESIDIÁRIOS SÃO OUTRA CATEGORIA DE PESSOAS EXCLUÍDAS ATÉ QUANDO NO BRASIL!!!!

Trabalho há anos com pessoas que tiveram irmãos; filhos; pais; enfim alguém da faamília que já foi preso ou está preso. É um verdadeiro sofrimento para aqueles que nunca foram presos e também para
as famílias.
Nas visitas é um verdadeiro constrangimento para as mulheres, uma vez que é necessário verificar se não estão levando drogas, aparelho celular e outras coisas. Muitas mães ficam envergonhadas, humilhadas porque jamais passaram por semelhante situação. Deveria existir um aparelho para detectar e evitar esse tipo de revista.
O preso é condenado ou está preso preventivamente, junto com presos de pequeno pontencial de periculosidades ou com outros de alta periculosidade.
Os presos na maior parte do tempo ficam ociosos. Mas já existem oficinas que prestam serviços para o Estado onde permitem ao preso trabalhar e ajudar a famlia e novamente se reintegrar a sociedade.
Quando não existe trabalho, ficam a maior parte do tempo da pena preso de forma ociosa. Ainda, bem que hoje o preso pode estudar, fazer o ENEM para prestar exame para faculdade. Com isso o preso pode ter meio de voltar a sociedade com um diploma técnico ou superior.
Também existem empresas que prestam serviços de limpeza de estradas, construção e que admitem a mão de obra de preso da Penintenciária no Estado de São Paulo.
Não Basta o preso ser fornecido pelo Estado o serviço da procuradoria do Estado (Defensores Gratuito) é necessário que após cumprirem suas penas possam trabalhar para sustentar a si e sua famillia com dignidade e não voltarem ao crime.
Importante são a atuação das Igrejas, quer sejam católicas, evangélicas, que ministram a palavra de Deus aos presidiários e que permitem que não entrem em processo de depressão e pensem que existem o perdão para os seus atos e que a sociedade pode acolhê-los novamente.
A criação dos CR(s) foi de suma importância e devem ser prestigiado e criado em todo País, onde preso de menor potencial de criminalidade pode trabalhar durante o dia e a noite se recolher a prisão. As famílias dos presos são menos revistas e sofrem menos constrangimentos e ainda, tem o ganho do preso pelo seus trabalhos na padaria; fazendo bolas, calçados e etc. Podemos citar por exemplo de Jau-SP, dirigido pela Dr. Kerche com notória  excelência em seu trabalho.
Nesses 30 anos de profissão  vi inúmeros presidiarios, inclusive de alta periculosidade se regenerar e se tornarem uma pessoas de bem. Por exemplo vou atribuir um nome ficticio ao um ex-presidiario : "José" ao um desse que acabou tornando-se uma amigo especial, quando saiu casou-se, formou familia, me convidou para ser madrinha de seu casamento regilioso na igreja evangélica e fui com maior prazer, tendo convidado também naquela época o então prefeito que aceitou o convite de imediato.
Os anos foram passados e vários "José e Maria" passaram em minha vida e vi a recuperação de muitos presos e que me fazia e me faz uma pessoa feliz, PORQUE SOU UMA HUMANISTA.
O problema maior do preso quando sai as vezes não tem família para dar respaldo; não tem casa, não tem trabalho e quando conseguem emprego precisam do "tal" do ATESTADO DE ANTECEDENTES e ai a coisa complica porque ninguém quer. Inventam estória, que o quadro esta completo e não dão a oportunidade que esse ser humano que merecem de voltar ao seio da comunidade como um cidadão digno.
Ouvindo uma repórter da Globo na passagem do Ano Novo, vi um ex-presidiário chorar porque mora debaixo de um viaduto está com a mulher grávida de 06 meses e DESEMPREGADO e chorou piamente porque não conseguiu emprego mesmo sendo mão de obra qualificada que aufere uma renda superior a média, em torno de R$ 2.500.00 por. Para passar o ano novo, tinha apenas 04 pãezinhos e nada mais.CHOREI NAQUELE MOMENTO. Gostaria de poder fazer algo. Mas sozinha não é possível. A sociedade brasileira precisa tomar uma atitude séria nesse sentido.
Durante a minha vida, orientei, dei apoio; procurei ajudar conseguir emprego aos ex-presidiários, mas era muito dificil e continua sendo.
Hoje não eles saem da cadeia, penintenciária com estudos e especialização. Empresas deem oportunidade ao preso. Acredite no ser humano. O erro é humano e o perdão é de Deus e nos ensinou  a perdoar.
Passados tantos anos em minha vida, no maior momento de dor, minha mãe estava na "UTI DA UNIMED - 2005"  sofrendo de um câncer terrivel e maligno quem eu encontrei, foi um anjo, ou seja aquele amigo "José" que acima lhes falei. Ele me disse eu cuido de sua mãe para voce com uma pedrinha de brilhante. Agradeci do fundo do coração e confei porque sei que ele era gente boa e as pessoas que confiaram nele tem certeza não se arrepederam. Deus é Maravilhoso. Assim, meus amigos, colegas, cristãos e não cristãos vamos acabar com essa forma de exclusão tão humilhante. Deem empregos, deem uma  oportunidade a um ser humano quando bater as portas de uma empresa, fábrica, nos empregos públicos, peçam uma carta de apresentação da penitenciária, uma avaliação psicologica de algum conhecido.  Eles são cidadões do Brasil e merecem respeito e carinho.



Essas imagens são tristes. Faço essa mensagem aos senhores humanos para que tratem os presos com os direitos que lhe asseguram a lei. Dignidade e respeito.

Eny Prestes 3 - 1 - 2012.
para ser madrinha de casamento